Reeducação alimentar! 5 dicas que farão a diferença

   reeducação-alimentar   Encontrar soluções de dietas para emagrecer que tragam respostas rápidas é tão comum quanto ver pessoas que não conseguem manter seu peso. Isso ocorre porque focam, tão somente, nesta questão e se esquecem de preocupar-se com uma mudança efetiva de hábitos. A reeducação alimentar contribui não apenas para este fim, mas também para outros aspectos de nossa saúde.

    Ao contrário do que se pensa, mudar seus hábitos e fazer uma reeducação alimentar eficiente não significa eliminar aqueles alimentos que estamos acostumados a consumir e que acabam nos prejudicando, mas sim ter uma dieta equilibrada consumindo toda variedade de alimentos de forma adequada.

 

Veja 5 dicas para uma reeducação alimentar;

 

 Para que o processo de reeducação alimentar seja eficiente, é necessário, antes de qualquer coisa, que o indivíduo tome consciência o quão importante esta decisão será para sua vida e tenha disciplina, principalmente no início, para seguir sua nova rotina.

1 – Faça as escolhas certas: busque a diversidade na composição de sua dieta, consumindo elementos de todos os grupos alimentares, para fornecer todos os tipos de nutrientes que seu organismo precisa;

 2 – Seja rigoroso com o horário de suas refeições: alimentar-se cinco ou seis vezes durante o dia. Além disso, é necessário definir o horário destas refeições e não pular nenhuma delas;

 3 – Comer de tudo x comer tudo: o importante é saber qual a quantidade correta de cada alimento consumir em cada refeição. Incluir legumes e verduras nas refeições principais e frutas como sobremesa e nas refeições intermediárias são atitudes essenciais em uma reeducação alimentar;

4  Evite o consumo de industrializados e frituras: priorizar o consumo de alimentos integrais, sucos de frutas naturais e chás e evitar, refrigerantes e doces.

5 – Inclua peixes em seu cardápio: a maioria dos peixes contém baixos índices de gordura e possuem nutrientes extremamente importantes para seu organismo como o ácido graxo ômega 3.

Benefícios da reeducação alimentar

    O principal objetivo da reeducação alimentar é buscar o equilíbrio das funções do organismo, promovendo saúde plena e que inclui manter o peso adequado, saudável. Na alimentação saudável, busca-se o balanceamento perfeito dos alimentos a serem consumidos a fim de fornecer ao organismo todos os elementos que precisa. Os benefícios da reeducação alimentar para sua saúde são diversos;

  • Promove a perda de peso;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Promove melhoria nas funções do sistema digestório;
  • Elimina maus hábitos alimentares que favorecem o surgimento de diversas doenças;
  • Reforça o organismo e gera mais energia e disposição;
  • Potencializa as funções cerebrais;
  • Melhora os sistemas nervoso e imunológico.

Potencializar os efeitos da reeducação alimentar com atividades físicas

    Hábitos saudáveis estão ligados não apenas a alimentação, mas também à prática de atividades físicas regulares. Para potencializar os efeitos da reeducação alimentar, nada melhor que associá-la a atividades físicas, tão fundamentais para o organismo quanto a alimentação.

Como cada pessoa possui necessidades diferentes, a quantidade ou o ritmo de exercícios também varia, no entanto, ações simples como caminhada de trinta minutos a uma hora diariamente já fará uma grande diferença.

Hábitos saudáveis são imprescindíveis

    Manter hábitos saudáveis é imprescindível para manter sua saúde equilibrada. A inclusão de exercícios físicos à sua rotina diária, assim como preocupar-se com uma alimentação adequada são fundamentais para um efetivo ganho de qualidade de vida.

Ao iniciar um processo de reeducação alimentar, você estará garantindo um futuro melhor para seu organismo, reduzindo o risco de uma infinidade de doenças e distúrbios.

     Mas, para que esta mudança seja feita de forma organizada, é importante que haja conscientização de suas necessidades e que procure especialistas que indicarão quais as suas condições e, a partir daí, determinar suas necessidades, indicando ou prescrevendo a dieta que melhor se adapta a você.

Gostou, Compartilhe!

    2 Comments

      • Olá, boa tarde para receber o e-book basta colocar o seu e-mail no box acima.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *