Por que você não consegue emagrecer

emagrecer com saúde

   Por quantas vezes você seguiu dietas, seguiu programas de emagrecimento, modificou a alimentação, iniciou atividades físicas, mas não conseguiu emagrecer? Há diversos fatores que podem impedir o seu sucesso. Podem ser fatores psicológicos ou comportamentais, e até alguns erros básicos que vem cometendo no decorrer do percurso.

Problemas de saúde que impedem emagrecer

  Alguns problemas de saúde podem dificultar a atingir seus objetivos e até não permitir que consiga emagrecer. Por isso, sempre é recomendado procurar seu médico antes de iniciar qualquer programa ou dieta para emagrecer. Exames serão capazes de indicar qualquer problema que tenha e, desde o início realizar o tratamento adequado.

  Outros distúrbios capazes de impedir que consiga ter sucesso são a ansiedade, estresse e a depressão que levam o indivíduo a acabar consumindo alimentos não incluídos na dieta (especialmente, doces). Problemas relacionados ao sono também foram identificados como fatores que prejudicam o emagrecimento.

Quando você é o sabotador

   Por vezes, ainda que tenhamos a melhor das intenções, cremos estar empenhados em seguir determinado regime, vemos que os resultados não aparecem. E por mais que nos perguntemos o porquê de não conseguirmos emagrecer, não chegamos a uma conclusão. A resposta pode estar dentro de você.

    O simples fato de criarmos metas absurdas, fazer promessas falsas para si mesmo, criar grandes expectativas ou, até mesmo, não se esforçar como deveria – São motivos que dificultam o emagrecimento.

    Práticas muito comuns entre as pessoas que estão sempre “em dieta” são as privações exageradas de determinados alimentos, o hábito de achar que sempre poderá compensar um dia pelo outro ou adotar dietas de emergência com frequência acima do normal. Daí, vem o sentimento de culpa por não conseguir emagrecer, surgem as frustrações e começa todo aquele ciclo vicioso de inícios e interrupções que prejudicam mais do que ajudam.

Atividades físicas insuficientes

   Acreditar piamente que tal dieta irá resolver todos os seus problemas, sem a indicação de atividades físicas é um grande equívoco. Seu organismo sente a falta dessas atividades e responde de diversas maneiras, uma delas é impedindo que emagreça. Então se você evita realizar exercícios físicos, é bom rever seus conceitos, pois um dia perceberá a falta que eles fazem, não apenas em relação ao seu peso, mas também para seu organismo como um todo.

   O sedentarismo hoje é visto como uma das principais causas da obesidade, assim como está relacionado a diversas enfermidades. Muitas doenças que verifica-se, atualmente, em pessoas mais jovens e que antes eram mais restritas a pessoas mais idosas, estão intimamente ligadas ao sedentarismo.

Práticas que devem ser evitadas quando se deseja emagrecer

   Analisando os itens citados acima, se pode verificar algumas práticas que deve adotar ou ações que deve tomar. Mas há ainda uma série de outras que devem ser evitadas ao máximo, pois também levam ao insucesso a sua intenção de emagrecer.

  • Abrir exceções: quando abrir exceção e sair da rotina se torna um hábito, sua dieta começa a ficar comprometida;
  • Pular refeições: a partir do momento que começa a pular refeições e fica horas sem se alimentar, sua rotina vai para o espaço. Disciplina é fundamental, principalmente no início de algum programa;
  • Atenção nas compras: ir ao supermercado com a barriga vazia, ou sem uma lista de compras afeta, e muito, o que irá comprar. Com fome, se compra mais, sem lista, não se sabe o que compra e acaba cometendo erros;
  • Ir para festas ou encontros sem se alimentar: eis o primeiro passo para não deixar passar nada nas festinhas, principalmente, aqueles singelos docinhos. Alimente-se antes de sair, coma uma fruta, por exemplo, isso irá ajudar a se controlar mais tarde;
  • Seguir qualquer dieta: segue qualquer indicação de dieta só porque a mídia disse ser boa ou que alguém teve sucesso, mas não procura um especialista. Nunca é demais dizer que cada pessoa deve ter sua própria dieta, primeiro porque as necessidades são individuais, segundo, porque não existe uma dieta universal ou perfeita.

   Seja por dificuldades relacionadas à própria saúde como distúrbios e doenças, seja por hábitos questionáveis, existe uma série de fatores que impedem uma pessoa de emagrecer. Seja qual motivo for, ainda que haja dificuldades, sempre haverá uma forma de se contornar o problema para obter sucesso e emagrecer, desde que haja vontade da pessoa. Portanto, procure se conhecer melhor, identificar as atitudes que fazem com que estrague suas tentativas, procure praticar atividades físicas e ter o devido acompanhamento.

 

 

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *