Alimentação saudável! 7 dicas pra perder peso já

Por que  manter uma alimentação saudável? Por mais que a resposta pareça óbvia, na prática, muitas vezes se mostra algo quase inalcançável. O motivo? É difícil se livrar de determinados vícios ou de rejeitar os prazeres que, doces e refrigerantes nos oferece. Além disso, existe uma associação equivocada de que alimentação saudável é sinônima de comida sem graça ou sem gosto.

alimentação saudavel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Benefícios de uma alimentação saudável

   Manter uma alimentação saudável traz benefícios para o corpo e para a mente. Este é um fato mais do que comprovado. Não apenas com ajuda da ciência, mas também por nossas próprias experiências. Pesquisas apontam que os povos mais saudáveis do mundo, são aqueles que possuem uma alimentação mais rica e variada. Casos de alguns países asiáticos e de países margeados pelo Mar Mediterrâneo. Não à toa, a culinária destas regiões é famosa no mundo inteiro.

     Algumas características destes povos começam pela aparência física, uma vez que guardam a similaridade de estarem entre os mais magros. Outro fato que chama a atenção são os índices de incidência de certas doenças como diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, baixo índice de diabetes e obesidade.

       O porquê disso está na sua alimentação saudável, como foi concluído. Em todos os casos, foi observado que a base da culinária é formada por verduras, legumes e frutas, peixes, grãos integrais. E pouca,  frituras e açúcares.

 

 

Dicas para manter uma alimentação saudável

   Por mais que possa parecer complexo manter uma alimentação saudável, simplesmente não é. Ainda que muitos possam usar a tal desculpa de que “é difícil resistir a determinadas comidas” uma vez que estamos expostos 24 horas por dia a ela, nunca na história da Humanidade se viveu um período de tanta abundância de alimentos, das mais diversas origens e cultivados de tantas maneiras.

    Se um dia pudemos reclamar que era difícil encontrar alimentos com qualidade, hoje já não podemos mais. Afinal, em qualquer esquina encontramos um mercado, um hortifruti com alimentos de qualidade. Mas se você, realmente, quer manter uma alimentação saudável;

 

      7 Dicas Pra Perder Peso

 

 

 

 

 

1 – Conheça os Alimentos: como se diz por aí “informação é tudo”. Conhecer os alimentos que consome e saber a importância para seu organismo é fundamental;

2 – Pare de Comer e Comece a Alimentar-se: a diferença básica na definição destas duas expressões está no fato de que a segunda, refere-se ao fato de consumir alimentos que são benéficos para seu organismo, já no outro…

3 – Evite Frituras ou Comidas Gordurosas: procure preparar seus alimentos da maneira mais natural possível. Isso faz com que os principais nutrientes sejam conservados. Um exemplo clássico é a batata que se torna  ruim quando é frita, ou seja, embebida em óleo.

4 – Consuma Mais Hortaliças e Frutas: as hortaliças (verduras e legumes) estão entre os alimentos mais ricos em comparação com os demais, possuem todo tipo de nutrientes que nosso organismo precisa, assim como as frutas;

5 – Seja Criativo: não fique restrito a preparos básicos de alimentos. Crie seus próprios pratos, invente, não tenha medo de arriscar combinações;

6 – Faça Pratos Coloridos: a cor de um alimento está diretamente ligada à quantidade de determinados nutrientes que ele possui. Sendo assim, quanto mais cores, maior variedade de nutrientes serão consumidos;

7 – Orgânicos e Integrais: dê preferência a alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, embora mais caros, têm maior qualidade. Em relação aos integrais (arroz, pães, grãos em geral), eles têm quantidades de elementos muito superior aos tradicionais manufaturados.

 

 

 

 

 

 

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *